quarta-feira, 2 de julho de 2014

Teresa Salgueiro em Faro, Portugal


Boa tarde,

A Sé de Faro acolherá Teresa Salgueiro e os "Cânticos da Tarde e da Manhã" no próximo 18 de julho.
Vejamos a notícia da Folha de Domingo:

"A cantora Teresa Salgueiro vem ao Algarve interpretar músicas do CD “Cânticos da tarde e da manhã” na Sé de Faro.
 O concerto, que terá lugar pelas 22h com entrada livre, ocorre no dia 18 deste mês no âmbito das comemorações do centenário do jornal Folha do Domingo e do aniversário da dedicação da catedral de Faro, sendo promovido em conjunto pela direção do periódico e pelo Cabido Catedralício. 
Segundo a Agência Ecclesia, Teresa Salgueiro foi desafiada a gravar o disco “Cânticos da tarde e da manhã” pelo padre Rodrigo Mendes, vice-reitor do Seminário de Almada, que explica no desdobrável do álbum que o objetivo deste trabalho “foi proporcionar a quem escuta, um belo texto de oração e meditação para o início e fim de cada dia da semana”. 
A primeira apresentação ao vivo do disco realizou-se em setembro de 2013, numa sessão evocativa dos 50 anos da ordenação sacerdotal do bispo de Setúbal, D. Gilberto Reis e, desde então, a cantora, ex-vocalista do grupo Madredeus, agora numa carreira a solo, tem vindo a apresentar o trabalho em diversos pontos do país.
“Os dois grandes tempos diários de oração da Igreja católica, Laudes, pela manhã e Vésperas, à tarde, iniciam-se com hinos, que neste disco são denominados de “cânticos”, tratando-se “de textos poéticos que a liturgia universaliza, enquanto que as melodias são assinadas por reputados compositores de música sacra”, refere a página da internet do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.
 A seleção das músicas baseou-se nos hinos “habitualmente cantados no Seminário de São Paulo, em Almada, num processo de escolha que contou com a contribuição de Teresa Salgueiro e do compositor padre António Cartageno, autor das harmonizações de alguns dos cânticos”.





Nenhum comentário:

Postar um comentário