domingo, 26 de abril de 2015

Aveiro: Catedral recebeu concerto de arte e oração com Teresa Salgueiro


Boa noite,

Segue notícia da Agência Ecclesia sobre "Cânticos da Tarde e da Manhã" na Sé de Aveiro, dia 17 de abril.

Eu escreveria diferente, falaria das luzes acariciando as paredes da Catedral, da aura contemplativa da noite, da sintonia entre a Teresa e o público... Da maneira como a Teresa cerra os olhos para se tornar a canção... Das presenças invisíveis...
Mas não sou jornalista, sou poeta :-)
A foto é do Filipe Melo.


"As paróquias do Arciprestado de Aveiro promoveram um “concerto espiritual”, com Teresa Salgueiro e o álbum ‘Cânticos da Tarde e da Manhã’, para “aliar a arte e a oração” na catedral local.

“Uma noite que foi de arte, cultura mas também de verdadeira oração. Impressionante o silêncio da numerosa assembleia que durante mais de uma hora ouviu e meditou a Palavra de Deus e os hinos de Laudes e de Vésperas”, explica o vigário paroquial de Nossa Senhora da Glória.

 Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o padre José António Carneiro, revelou que o concerto na Catedral de Aveiro reuniu mais de 900 pessoas e contou com a presença do bispo diocesano, D. António Moiteiro, para ouvir a antiga vocalista dos Madredeus.

A cantora foi acompanhada por Óscar Torres, no contrabaixo, e Marlon Valente, no acordeão de concerto e contou também com a participação de tenores e baixos do Coro da Catedral de Aveiro."





sábado, 18 de abril de 2015

"Cânticos da Tarde e da Manhã" pelos olhos de Suzana


Boa tarde,

Encontrei na internet o blog da Susana Nobre, desenhista, que esteve presente ontem na Sé de Aveiro para ver a Teresa Salgueiro cantar, o que resultou em um lindo desenho que compartilho com vocês.

Leiamos o que a Suzana escreveu e vejamos o desenho:



 "A Sé de Aveiro encheu para ouvir este novo projeto de Teresa Salgueiro, Cânticos da Manhã e da Tarde. A antiga vocalista dos “Madredeus” interpretou alguns dos mais belos hinos da Liturgia das Horas da Igreja. Foi acompanhada por um acordeão de concerto (Marlon Valente) e por um contrabaixo (Óscar Torres), e teve a participação do Coro da Catedral.

Usei uma caneta pincel de tinta da china, perfeito para quando há pouca luz!"









O blog da Suzana é http://suzananobredesenhos.blogspot.com.br/. Vale a pena visitar.

quinta-feira, 16 de abril de 2015

"Cânticos da Tarde e da Manhã" em Silves, Portugal


Bom dia,

Segue nota retirada da Folha de Domingo, sobre a apresentação de "Cânticos da Tarde e da Manhã" na Sé de Silves, próximo dia 25 às 21:30.



"A cantora Teresa Salgueiro regressa ao Algarve para interpretar músicas do CD “Cânticos da Tarde e da Manhã” na Sé de Silves.
O concerto, que terá lugar pelas 21.30h com a participação especial do coro paroquial da Sé de Silves, ocorre no dia 25 deste mês.
A oração, a música e o canto irão fundir-se em arte numa noite de oratória apoiada nos hinos da oração quotidiana da Igreja da Liturgia das Horas com os textos bíblicos da narrativa da criação do universo, do planeta e do ser humano, a partir do livro do Génesis e do prólogo do evangelho segundo São João.
Acompanhada ao acordeão por Marlon Valente e ao contrabaixo Óscar Torres, Teresa Salgueiro interpretará hinos como “A vós, ó Verbo eterno, luz bendita”, “Vão-se as sombras da noite dissipando”, “Vós, Senhor, que a luz criastes”, “Eterno Criador do universo”, “Ó luz da eterna formosura”, “Lentamente o sol se apaga”, “Deus que fizestes o dia”, “Luz esplendente da santa glória” ou “Morada eterna do Altíssimo”.
Os ingressos para o concerto, cujo custo é de 10 euros, estão à venda na Sé de Silves."

Lembrando que antes, dia 17 (amanhã!) o Concerto ocorrerá na Sé de Aveiro, às 21:30, com entrada livre e livre participação nas despesas. O CD da Oratória, nos dois momentos, estará à venda a 5 euros. Aproveitem para dar um beijinho na Teresa e ganhar uma dedicatória no encarte :)



quarta-feira, 15 de abril de 2015

"Cânticos da Tarde e da Manhã" em Aveiro, Portugal


Boa noite,

Como vão todos? espero que muito bem. Eu vou bem :)

Sexta-feira, dia 17 às 21:30 na Sé de Aveiro, nossa linda Teresa Salgueiro, acompanhada pelos músicos Marlon Valente (acordeon) e Óscar Torres (contrabaixo) e em especial pelo Coro da Catedral de Aveiro, irá apresentar a Oratória "Cânticos da Tarde e da Manhã" na Sé, no âmbito de um ciclo de concertos promovido por um grupo de instituições locais, como a Associação Musical Pro-Organo, o Arciprestado de Aveiro, a Paróquia de Nossa Senhora da Glória-Sé e a Universidade de Aveiro.
A entrada é livre e também a participação nas despesas. O CD da Oratória estará disponível para compra, no valor de 5 euros. 
Eu gostaria muitíssimo de estar presente. A julgar pelo disco que é lindíssimo e também pelos vídeos que vejo na internet, deve ser maravilhoso assistir/ouvir a essa Oratória.
Para maiores informações sobre as apresentações, acessem o site do nosso Fã-Clube que está sempre atualizado e cheio de amor, como o nosso blog :)



Um beijo da Vera e um ruflar de asas da andorinha. Desejamos à nossa amada Teresa, aos músicos, ao Coro e ao público um excelente concerto.







quarta-feira, 8 de abril de 2015

"Cânticos da Tarde e da Manhã" em Leiria, Portugal


Boa tarde,

É já para o próximo dia 10, sexta-feira, o Concerto de Páscoa que a Igreja dos Pousos, em Leiria, irá realizar às 21:30, apresentando a Oratória "Cânticos da Tarde e da Manhã". Quem estiver em Portugal (eu adoraria estar!) poderá ouvir a linda voz da Teresa Salgueiro a entoar cantos litúrgicos de Laudes e Vésperas, acompanhada dos músicos Marlon Valente (acordeon) e Óscar Torres (contrabaixo), com a participação do Coro da Paróquia. Após o Concerto, é muito recomendável cumprimentar a Diva e adquirir o maravilhoso CD da Oratória que estará disponível para compra.
O Concerto visa angariar fundos para as obras da nova Igreja e a entrada é livre.

Mais informações e aquisições de bilhetes junto aos membros do Conselho Econômico, pelos telefones 

965816326
969511135
919433997
964592155.

Desejo a todos que seja um lindo momento de louvor a Deus e de reflexão acerca das Suas obras maravilhosas em nossas vidas.






segunda-feira, 6 de abril de 2015

"A Cidade"


Boa noite,


Hoje a Teresa postou em sua página oficial no Facebook a letra de um novo tema a fazer parte de "O Horizonte", o seu segundo e desde já muito amado e aguardado álbum autoral. A canção é "A Cidade" e, se eu não me engano, foi abertura dos concertos lindamente ocorridos em Salvador e em Belém, seguida pela também inédita "O Vento". 
E com a sua postagem vieram todas as lembranças dos momentos mágicos que vivi. As lembranças se confundem, mas que bom haver lembranças, e tão lindas! Embora confusas, ficarão por toda a vida guardadas na memória, no coração e na alma, em mim, em nós, no tempo. A ansiedade no dia do espetáculo, a emoção de vê-la novamente no palco fazendo o que mais ama, o que a faz feliz! Outra coisa que eu adoro é ver as pessoas apreciando o concerto, os aplausos calorosos, os rostos extasiados com a arte da Teresa que tem a ternura das coisas mais simples e é ao mesmo tempo tão primorosa. Depois seguir para a fila dos autógrafos e novamente me alegrar com as expressões de afeto, a satisfação de todos que com ela têm um momento para um autógrafo, um abraço, uma foto. Isso me faz imensamente feliz, saber como a Teresa é amada. Observar o carinho e o cuidado que ela tem com os fãs em receber a todos nós depois dos concertos, embora cansada, sempre com um sorriso sincero, os lindos olhos castanhos a brilhar como estrelas... 
E já vai uma semana... Parece que foi ontem que ouvi a sua risada cristalina enquanto eu corria porque estavam a fechar as portas do Theatro da Paz comigo dentro. Que você sorriu para mim do palco do TCA. Que eu contemplei o seu rosto contra o céu de Lisboa. Que você segurou a minha mão pela primeira vez, aqui em Fortaleza. Todas as minhas lembranças da Teresa guardadas em um delicado porta-joias a que chamo "ontem".
Valeu a pena as distâncias que percorri para encontrá-la, meu amor. Mais longe eu iria e mais vezes eu faria, e farei, quando você retornar, como o Sol surgindo no horizonte.


Segue "A Cidade".


Nua e concreta
a realidade
que se projecta
pela cidade
em cada rosto
o inadiável
é o pressuposto
para o inevitável
voraz motor da emoção
que justifica o contexto
gerador de ilusão
Tanta pressa por repetição
Somos
a centelha orgânica
a resistência
à submissão mecânica
para a sobrevivência
na solidão urbana
de uma clara consciência
que complete a equação humana
Basta
de retórica vazia
de ecónomia plástica
ganância tóxica, fria
Pesada consequência
a mágoa que se propaga
para nada."

(Teresa Salgueiro)




Queria este manuscrito para mim... E quem não queria? :)

domingo, 5 de abril de 2015

Feliz Páscoa!


Bom dia,

Antes de tudo quero desejar que o espírito de renascimento, de renovação da vida esteja presente, hoje e sempre, em cada um de nós e também na coletividade.
A nossa querida Teresa deixou-nos uma mensagem em sua página oficial no Facebook, conforme segue:



Feliz Páscoa com muito amor, paz e alegria para você e sua família, amada Teresa, bem como para os músicos e toda a equipe da Cidadela das Artes.

Particularmente estava pensando aqui em uma coisa que alguém me disse um dia. Que a figura do Coelho de Páscoa era "demoníaca", pois desviava a atenção do sacrifício de Jesus Cristo para que todos, especialmente as crianças, pensassem apenas na gula e no consumismo.
Sem entrar no mérito do que seja "demoníaco", eu só gostaria de falar sobre o real significado da presença do coelho na Páscoa. Ele é um dos primeiros animais que saem das tocas ao chegar a primavera após um longo inverno de recolhimento, é o coelho que logo se põe a correr pelos campos verdes, repletos de flores, dando, portanto, a ideia de renovação da vida, que parecia estar morta durante o inverno. O que mais interessa religiosamente, é que os coelhos são animais que reproduzem com extrema facilidade e em grande quantidade. Vem daí a identificação com uma vida abundante, um processo de restauração, um ciclo que se renova todos os anos. E é isto exatamente que se relembra na Páscoa: a Ressurreição de Jesus, que traz consigo um novo tempo de paz e de esperança a toda a humanidade.
Penso que Jesus gosta de ser lembrado dessa maneira, com a pureza e a alegria da natureza. Acho que ninguém, quando faz alguma coisa por amor, fica dizendo "Ei, presta atenção! Fiz isso por amor, hem! Não se esqueça!"
Se nós, que somos imperfeitos, não agimos dessa maneira, que dizer do perfeito Filho de Deus! Eu me lembro sempre do que ele disse em João 10:10, "eu vim para que todos tenham vida, e vida em abundância."
Curiosamente, na mesma passagem do Evangelho de João, chamam a Jesus "endemoninhado".
Enfim. Esse é um pensamento meu. Da Vera. Que eu procure ver na vida beleza, a luz, e abra mão do que não me ajuda. Quem caminha de costas para o Sol vê tão somente sombras.
Alguém mais gostaria de seguir caminho de frente para o Sol?


Vera.