Boa tarde,
Partilho a seguir a reportagem de José Cerca sobre a apresentação da oratória "Cânticos da Tarde e da Manhã" em dezembro passado, em Arouca, Portugal.
"A igreja do Mosteiro de Arouca acolheu, no passado sábado,13 de Dezembro, um raro momento de beleza artística, personificada na voz ímpar de Teresa Salgueiro e, ao mesmo tempo, um momento de grande espiritualidade, através da Oratória “Cânticos da tarde e da manhã”, evento promovido pela Paróquia de Arouca, como Concerto do Advento e com o apoio do Seminário Maior de S.Paulo em Almada.
Idealizada e estruturada pelo Pe. Rodrigo Mendes do Seminário de Almada, em estreita ligação com a cantora Teresa Salgueiro, e com a colaboração do Pe. António Cartageno, nas harmonizações, esta Oratória inicia-se com a leitura do texto inicial da Bíblia, extraído do Livro do Génesis e termina com o prólogo do Evangelho de S.João. Pelo meio, a voz de Teresa Salgueiro, enriquece esta oratória de oração e meditação com a interpretação de diversos hinos feitos sobre textos poéticos de diversos autores, alguns deles portugueses, como Diogo Bernardes (séc. XVI), Moreira das Neves, David Mourão Ferreira, António Correia de Oliveira e João Mendes.
Projetada internacionalmente através do grupo Madredeus, que integrou a partir dos seus 17 anos, Teresa Salgueiro é já uma referência importante no panorama musical mundial, tendo apresentado concertos ao vivo em todos os cantos do Mundo, desde Macau ao México, da Suécia ao Brasil.
Para a apresentação desta Oratória, Teresa Salgueiro contou, não só com os seus músicos Marlon Valente, no acordeão e Óscar Torres, no contrabaixo, como também com uma dezena de vozes do Orfeão de Arouca que interpretaram, conjuntamente com ela, alguns dos cânticos apresentados na Igreja conventual de Arouca.
Já de si belo o cenário em que esta Oratória foi apresentada, a riqueza da voz de Teresa Salgueiro, interpretada numa ambiência luminosa de média-luz e de profundo silêncio fizeram deste espectáculo um forte momento de grande beleza artística e de profunda espiritualidade.
Como recordação desta honrosa participação colaborativa nesta Oratória, o Orfeão de Arouca quis oferecer a Teresa Salgueiro «Outras cantigas de Santa Maria», o último DVD gravado com músicas do Cancioneiro de Arouca.
No final do concerto, foi posto à venda o CD, contendo 17 hinos, incluindo todos os que foram interpretados neste Concerto, tendo Teresa Salgueiro autografado os exemplares daqueles que o desejaram."
Publicado no semanário “Discurso Directo” nº334 de 19 de dezembro 2014
Fonte: http://mirante.aroucaonline.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário